quarta-feira, 18 de junho de 2008

Netchaiev

Sergei Netchaiev é o autor do Catecismo Revolucionário que inspirou Lênin et caterva. Vejamos o amor que o sujeito tinha pelo povo:

XVI - (...) Deve-se somente ter em conta o grau de utilidade que representa a morte de tal ou tal pessoa para a obra revolucionária. É necessário executar primeiramente os indivíduos (...) cuja morte violenta e súbita é a mais apropriada para assustar o governo e enfraquecer sua força (...)

XXII - A associação não tem outro objetivo que a emancipação total e a felicidade do povo, quer dizer, da parte da humanidade constrangida a trabalhos duros. Mas, persuadido que esta emancipação e esta felicidade não podem ser atingidas senão através de uma revolução popular que destruirá toda a sociedade, a associação colocará tudo em curso para aumentar e multiplicar os males e os sofrimentos que encolerizarão a paciência do povo e desencadearão a sua revolta massiva.

XXV - (...) É necessário aliarmo-nos com o mundo dos aventureiros e dos bandidos, que são, na Rússia, os únicos verdadeiros revolucionários.

Nenhum comentário: